Dicas

Pedalada em Gramado

Pedalada em Gramado

Procurando algo mais além de fondue, chocolate, parques fechados e malharias? Então Gramado realmente é o destino certo! Veja as possibilidades que essa linda cidade da região serrana pode lhe oferecer.


Daqui saíram alguns dos melhores ciclistas das provas Audax justo pela topografia da área. Estamos localizados aos 800m acima do nível do mar. A cidade em si fica no planalto, mas os arredores são repletos de pequenos cânions, vales gigantes, rios e ribanceiras. Repara nesta Carta Topografica confeccionada pelo exército brasileiro. Quantos mais riscos marrons próximos, maior é a aclividade ou declividade. Quanto mais espaçados forem esses traços uns dos outros, mais plana é a área. Veja que onde é mais espaçado é justamente onde se encontram as casas, já o restante é o nosso magnífico interior.

Tu podes fazer diversos roteiros aqui sem repetir paisagem. Como temos uma enorme diferença de altitude em poucos quilômetros, não precisa ir muito longe para ganhar mil metros em aclive. O que eu tenho sugerido para os ciclistas que alugam as bikes aqui na Gaudério Adventure é um circuito em pétalas imaginando que a região central da cidade fosse o miolo da flor. É possível pedalar em média 25km em cada pétala saindo do Centro, percorrendo por algumas colônias e voltar para a cidade sem repetir estrada. No dia seguinte se continua para a próxima pétala e assim vai, em todos os quadrantes até fechar o contorno total.

Para quem quer dar uma volta curta, sem muitos morros a sugestão é pedalar pelas ruas centrais sentido Lago Negro. O bairro Planalto e Bavária são muito calmos e realmente lindos. Muito arborizados, várias casas com lagos e um paisagismo incrível. Este roteiro pode ter fim com um piquenique no Lago Negro. Em geral as ruas até lá tem demarcação de ciclovia. Saindo do Centro até o Lago a pedalada não passa dos 03km, mas é claro que tu podes aumentar a distância de cada trecho conhecendo um pouco mais destes lindos bairros.

Para os mountain bikers minha sugestão é a Volta do Meleiro; Volta da Lageana; Volta do 28 e Volta da Linha Bonita. Esses roteiros são mais longos, bastante estradão, vistas alucinantes, alguns contam com cachoeiras ao lado da estrada e é claro, muito morro. Como se diz na gíria do pedal, estes são roteiros galácticos.

Já para os ciclistas que não largam mão de um bom acampamento, pode-se realizar essa volta toda acampando. Basta trazer os seus equipamentos no alforge se for da antiga, ou no sistema bikepacking ser for mais contemporâneo. Existem pousadas rurais e campings espalhados por boa parte desses destinos.

Aos que virão pra cá e estão com receio de se perderem nas redondezas, temos o contato de guias locais que trabalham com pacotes de ciclismo personalizados com acompanhamento total.

A Gaudério Adventure é uma loja completa de equipamentos, roupas e acessórios para aventura e que está estrategicamente localizada entre as cidades de Gramado e Canela. Saindo da loja com a tua bike, em menos de 02km tu já vais encontrar boa parte das estradas que dão acesso às nossas colônias. Temos locação de bicicletas e um network fantástico para te passar roteiros e contatos para tornar a tua aventura ainda mais grandiosa e segura, afinal, aqui falamos de aventureiro para aventureiro.


Aluguel de bike em Gramado, dicas de roteiros, contato de guias, os melhores equipamentos... tudo isso tu encontras aqui, na Gaudério Adventure.
Se tiveres dúvidas mais pontuais, por favor, entre em contato conosco através do WhatsApp (54) 99924-2043 ou e-mail murilo@gauderioadventure.com.br


Murilo Basei
Escritor do livro “Manual do Aventureiro
Proprietário da loja Gaudério Adventure
Instrutor da Acampamento Base – Cursos e Expedições

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?