Dicas

Coluna de água, que bicho é esse?

Coluna de água, que bicho é esse?

Quero uma barraca com 3000 mm de coluna d’água... Mas e qual seria o motivo? Não sei, me disseram! Entenda como funciona essa medida e o quê ela representa para ajudar na escolha da sua barraca ou vestimenta impermeável.


Essa é mais uma das dúvidas Top10 aqui da Gaudério Adventure. Ou o cliente não faz ideia do que isso representa, ou vem com uma informação obtida sem fundamento, como fator determinante da sua escolha. Esse é sim um fator importante, mas desde que tu tenhas referência da sua utilização.

Prepare-se para ler e reler o mesmo parágrafo. Aqui abordarei medidas e equivalências que numa leitura rápida podem parecer confusas, mas não se preocupes... Releia e tudo se esclarecerá e se mesmo assim não ficar claro, pode me chamar que eu te explico!

O primeiro ponto a ser levado em consideração é não comparar a quantidade de milímetros de coluna d’água com a quantidade de chuva prevista ou acumulada num período de tempo passada pela previsão do tempo ou relatório pluviométrico. Basicamente, uma coisa não tem nada a ver com a outra, a não ser, falar sobre água.

O segundo ponto é entender um pouco de medidas e suas equivalências... Por exemplo, 01 litro de água equivale a 1000 centímetros cúbicos; 1000 milímetros equivalem a 01 metro. Pode parecer confuso, mas leia de novo esse parágrafo, pausadamente e se possível em voz alta e fará sentido.

Já leu? Então vamos lá! Imagine agora a sua barraca, vamos pensar que ela é de cor laranja e possui uma coluna d’água de 2000mm (dois mil milímetros). Esse tecido laranja tem uma resistência “x” em peso de água e tempo de exposição. A melhor maneira de mensurar essa capacidade de repelência a água é pegar um cano com marcações de volume, enchê-lo de água e tampar o fundo com o tecido (tornando-o num cubo) e ver quanta água pode ser posta dentro deste recipiente até a água começar a passar pelo tecido que representa o fundo do tubo.

Nesta imagem, os milímetros foram até 120mm o que não significa muito. Tanto para roupas impermeáveis quantos para barracas o ideal é que tenham no mínimo 3000mm de coluna d’água. Utilizando as medidas e suas equivalências citadas anteriormente, 3000mm equivale a 03m, ou seja, imagina um tubo com 3m cheio de água e o que segura essa água para não vazar é o tecido do seu equipamento. Não é realmente incrível?!?!

Para reforçar o aprendizado. 1m³ (um metro cúbico) carrega 1000 litros de água e é igual a uma caixa que tenha 1m de largura por 1m de altura por 1m de profundidade. Esse 1m de altura (desta caixa) equivale a 1000mm. Imagine agora uma caixa d’água com as mesmas medidas, 1 x 1 x 1 toda em vidro e tu podendo enxergar a água lá dentro. Se o fundo desta caixa que vai ter 1m² (um metro quadrado) fosse com o tecido da sua barraca, isso significaria que ela iria aguentar mil milímetros d’água.

Mas Murilo, nunca vai chover três metros durante um acampamento de 02 dias ou até de 01 mês... Sim, concordo com isso, mas aí entra a questão do tempo de exposição a esta adversidade climática. Por isso o indicado para ter certeza de que tu não vais ficar molhado é de 3mil milímetros pra cima. Francamente, esqueça adquirir roupas e equipamentos com 800, 1000 ou 1200mm. Esses não vão aguentar nem uma neblina densa.

Agora que tu já sabes para o quê serve e como funciona essa medida, procure o seu próximo equipamento utilizando essa referência. Para o caso das roupas, não deixe de perguntar se a peça além de ser impermeável é também respirável.


Entre em contato conosco através do WhatsApp (54) 9981 4842ou e-mailmurilo@gauderioadventure.com.bre tire suas dúvidas.


Barracas na Gaudério Adventure


Murilo Basei
Escritor do livro Manual do Aventureiro
Proprietário da loja Gaudério Adventure
Instrutor da Acampamento Base – Cursos e Expedições


Sugestões de leitura:
Qual barraca de camping comprar?

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?