Trilhas e Aventuras

Trilha da Cachoeira da Toca

Trilha da Cachoeira da Toca

Para quem procura uma trilha moderada com um excelente banho de rio, esta é a opção correta. Localizada em São Francisco de Paula – RS, a Trilha da Cachoeira da Toca tem seu início dentro do Parque da Cachoeira e seu percurso é curto, com apenas 1,5km cada trecho, porém não se engane sendo levado apenas pela distância.

O terreno é irregular, numa sequencia de pedras de diferentes tamanhos, além da umidade do local que faz com que o limo escorregadio prevaleça em boa parte do caminho. Para não se perder, é só seguir a margem direita do rio Santa Cruz (as margens de rio são determinadas sempre observando o rio no sentido em que a corrente desce) num caminho já estabelecido. Nos pontos de dúvida, a administração do Parque aproveitou para instalar as diversas lixeiras, assim você mantém a trilha limpa e aproveita para nortear seu caminho.

Aos trilheiros já acostumados com este tipo de caminhada o trajeto de ida ou volta leva em média 45 minutos. Se é uma de suas primeiras trilhas, considere 01h e 20min pois além de se habituar com o terreno, as pausas para fotografar são imprescindíveis.

O fim da trilha se dá na Cachoeira da Toca que é um lugar simplesmente lindo! Preste muita atenção aqui, pois o poço é profundo e sem local onde se dê pé, basicamente uma panela. Não entre nessas águas sem colete salva vidas e também a autorização dos gerentes da área.

A melhor época do ano é o verão devido ao pouco volume de chuva e também por causa das temperaturas mais elevadas que deixam as águas da Serra Gaúcha um pouco menos frias. Se você estiver vindo para a região durante um período chuvoso, evite esta trilha já que o caminho é todo pela margem do rio, podendo te deixar ilhado.

Indicamos para esta atividade:


Se quiser saber mais alguma informação sobre esta trilha entre em contato conosco através dosite.

Para quem quiser saber informações do local e permissões contato a administração do Parque da Cachoeira.

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?