Dicas

Qual Barraca de Camping Comprar?

Qual Barraca de Camping Comprar?

Essa dúvida é umas das mais comuns no ramo outdoor. Existem milhares de modelos de barraca sendo ofertados em tudo o que é tipo de loja, inclusive super mercados. Antes de abrir a sua encomenda, abra os olhos para os itens que toda barraca deveria ter...


  • Sobre-teto integral: toda barraca deve conter o quarto e mais o sobre-teto. Essas partes são distintas, sendo que o quarto geralmente é confeccionado em um tecido leve tipo mosquiteiro, contendo um chão impermeável, preferencialmente em nylon tramado. Já o sobre-teto deve cobrir todo o quarto da barraca, ponta a ponta, do chão de um lado ao outro, inclusive nas laterais. Este conjunto permitirá que você crie uma espécie de câmara de ar ao redor do seu quarto, tornando a parte interna da barraca num ambiente com temperatura e umidade controlada em relação à parte externa da barraca.
  • Sobre-teto impermeável: é extremamente importante que observe este ponto na escolha da sua barraca. Pergunte ao fabricante ou vendedor, quantos mil milímetros de coluna d’água têm o equipamento que você está observando. Tentando explicar de maneira simples, imagine uma caixa com 1m de largura x 1m de profundidade e o fundo desta caixa seria o tecido da barraca. A chuva vai caindo e o acumulado (verticalmente) de água, serão os milímetros que ela suporta, neste caso adicionando o valor altura, passamos de m² para m³. Idealmente as barracas devem ter no mínimo 2500mm de coluna d’água. Para sintetizar o exemplo anterior, seria como que cada metro quadrado de tecido do sobre-teto, suportaria 2,5m de altura de água. Pode parecer muito esta medida, mas lembre de que 2500mm é o mínimo para se ter uma barraca impermeável. Abrigos mais técnicos devem ter 5000mm ou mais de coluna de impermeabilidade.
  • Varetas em alumínio ou fibra de vidro: estas hastes são os pilares de qualquer barraca. Observe o acabamento caso o modelo desejado seja com varetas em fibra de vidro, pois elas podem rachar facilmente ou até mesmo quebrar com uma leve batida. O ideal é que a sua barraca tenha varetas em alumínio que basicamente não estragam, além de proporcionar mais leveza e robustez. Preste atenção nisso e ao montar as varetas, mesmo antes de adicioná-las à barraca, deixe-as em pé escoradas numa árvore para não correr o risco de pisar sobre elas provocando a quebra. Ao desmontar a barraca, tenha cuidado com os elásticos que mantém as varetas unidas, pois ao soltar uma parte de outra, o elástico pode retrair com força, fazendo com que duas extremidade se choquem com força provocando rachadura longitudinal no equipamento.
  • Specks em alumínio: specks são os “ferrinhos” que servem para cravar a barraca no solo. Eles têm papel fundamental na montagem correta do seu equipamento. Procure modelos que contenham estas peças em alumínio, pois são leves, não enferrujam e principalmente, não entortam com tanta facilidade como os de aço comum. Mesmo tendo uma barraca com 6000mm de coluna d’água, se você não montar ela adequadamente com a utilização do specks, a impermeabilidade estará em risco. Estas pequenas hastes servem para deixar a barraca firme e esticada, fazendo com que o sobre-teto não encoste no quarto. Caso isso ocorra, mesmo sem chover, vai acontecer condensação através da respiração e diferença de temperatura interna para a externa que gerará umidade no interior da barraca. Se for acampar em canyons ou outros locais com fortes ventos, os specks se tornam ainda mais fundamentais.
  • Autoportante ou não: outra dúvida muito comum na hora da escolha da barraca. Existem modelos de barracas que possuem varetas em “X” que a fazem ficar em pé mesmo sem o uso dos specks. Estes modelos são chamados de autoportantes. Eu realmente não vejo vantagens que determinem a minha compra por este motivo. Acima comentei a importância dos specks e com isso, você tendo uma barraca autoportante ou não, sem o uso dos specks ela ficará mal montada, possibilitando que a condensação ocorra, além de ficar vulnerável ao vento e outras intempéries. Se for utilizar os specks (recomendo sempre para um bom aventureiro) a questão de ser ou não autoportante se torna indiferente. Existem técnicas para montagem de barracas em areia ou outros solos onde a fixação pode ser prejudicada. Isso tudo você encontra no livro Manual das Habilidade Técnicas do Bom Expedicionário.
Nepal - Azteq

Eu utilizo desde 2006 os modelos Minipack eNepal da Azteq para acampamento no Brasil e também regiões baixas da Patagônia Chilena e Argentina, além da The North Face VE 25 para uso em montanhas acima dos 4000m de altitude. Entre os modelos da Azteq, o que vai determinar a escolha é se vou sozinho ou com mais uma pessoa. Quando vou para regiões de montanha, como Mendoza ou Patagônia, acabo utilizando a VE 25.

Entre em contato conosco através do WhatsApp (54) 9981 4842 ou e-mail murilo@gauderioadventure.com.br e tire suas dúvidas. Lembre-se de que existe uma mística pairando sobre a arte de acampar e seus equipamentos. Converse com a equipe da Gaudério Adventure e seremos simples e objetivos na resolução das suas dúvidas!


Murilo Basei
Escritor do livro “Manual do Aventureiro”
Proprietário da loja Gaudério Adventure
Instrutor da Acampamento Base – Cursos e Expedições


Sugestão de leitura:
Coluna d'água, que bicho é esse?

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?