Dicas

Pé Frio = Corpo Frio

Pé Frio = Corpo Frio

Há quase 17 anos escuto aqui na loja: “sinto muito frio nos pés!” O que fazer para solucionar este problema? Neste artigo, entenda como funciona o sistema de camadas para os pés.


É dor, falta de tato, tremedeira e tantos outros sintomas causados pelo desconforto de um legítimo “pé frio”. Minha última postagem aqui no blog da Gaudério Adventure foi justamente sobre o vestuário térmico e como ele funciona. Aqui abordaremos o mesmo, porém focado nos pés, afinal pé frio é sinônimo de corpo frio.

Existem diversas causas deste incômodo, mas em geral o corpo retira parte da circulação sanguínea das extremidades para focar na região torácica mantendo os órgãos a pleno vapor, deixando tudo funcionando perfeitamente. A cabeça que foca no desconforto que, às vezes parece até, que estamos pisando em lâminas de facas.

Teste rápido, tu sabes por que os sacos de dormir tem um zíper que abre de baixo pra cima (sentido pés-cabeça)? Justamente para por os pés pra fora num dia mais quente. O pé resfria e assim tu podes continuar com o saco de dormir fechado na parte superior que é exatamente onde estão os principais órgãos do corpo humano. Seguindo este raciocínio, já percebeu que os sacos de marcas mais técnicas vem com um preenchimento especial nos pés? Precisamente para a mesma ocasião, porém neste caso para deixar os pés ainda mais quentes e fornecer uma boa noite de sono, inclusive nas montanhas.

Em geral o problema esta na tua meia e no teu calçado. Na maioria das vezes que atendo as pessoas que reclamam de frio nos pés, pergunto o que estão usando e a resposta basicamente não muda... meias de lã e botas de couro! Para quem leu o artigo anterior, viu a importância de o material ser respirável. Essa característica vem antes de qualquer outra. Imagine que tu estas saindo de casa para encarar um dia gelado. Calçou aquelas meias de lã super grossas, quentes até mesmo ao tocar e por cima, adicionou a proteção das botas de couro que usualmente são resistentes à água e não passam vento. Baita conjunto heim?!?!

Durante o caminho até o trabalho tu vais caminhar cerca de 1,5km praticando este exercício aeróbico gerando um calor satisfatório. Chegando ao serviço, senta na cadeira do escritório e exclama mentalmente: Esse escritório é muito gelado! O que podemos perceber até aqui é que houve um pico de calor durante a caminhada onde foi gerado uma quantidade considerável de suor (os pés são umas das regiões que mais suam no nosso corpo) que encharcou as meias de lã e logo após isso, não conseguiu ultrapassar a barreira do couro, que por fim, acabou ficando em contato com a pele, gelando e por consequência, resfriando os pés.

Outro detalhe importante nesta primeira análise é a altura e o desenho da sola do seu calçado. Se for um sapato social, por exemplo, a sola é lisa e baixa, o que faz com que haja muita perda de calor do seu corpo para o piso. Aqui o ideal é sola de borracha, o mais alto possível e melhor ainda, se houver “desenho” na sola por onde o ar possa circular fazendo com que tu tenhas menos área em contato com o chão gelado.

Agora vamos falar sobre o que a tuas meias devem ter. Opte por meias de marcas que as produzem especificamente para uso em atividades esportivas e se possível para frio. Sendo assim, elas serão produzidas com tecido respirável e térmico. Se optares por lã, use somente lã Merino que é a única lã que tem a característica de ser respirável. Caso escolha os modelos sintéticos, poliamida e acrílico são excelente isolantes.

Existem modelos de meias que são utilizadas como segunda pele, ou seja, tu poderás utilizar dois pares. Um para manter o calor do corpo e por a umidade para fora (1° camada, fina e respirável) e outra por cima que vai barrar a perda do calor gerado pelo corpo e a primeira camada, mas que também vai ajudar na transposição do suor.

Indico as meias da Solo:

Pronto... Calçado adequado e meias feitas para isso, saia para mais um dia de trabalho ou aventura com os pés quentes e secos. Esta será sempre a combinação perfeita para climas frios, calor e transpiração facilitada. Neste caso a equação do início deste artigo se tornará automaticamente pé quente = corpo quente!


Entre em contato conosco através doWhatsApp (54) 9981 4842 ou e-mail murilo@gauderioadventure.com.br e tire suas dúvidas.


Sugestões de leitura:
Qual Bota de Trilha Comprar?
Bastão de Caminhada: Para o quê serve, como funciona e como regular


Murilo Basei
Escritor do livro Manual do Aventureiro
Proprietário da loja Gaudério Adventure
Instrutor da Acampamento Base – Cursos e Expedições

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?