Histórias Reais

Mulheres na Trilha - Caminho de Caravaggio

Mulheres na Trilha - Caminho de Caravaggio

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher estaremos compartilhando neste post o texto da nossa amiga querida e cliente Claudia Krummenauer que ao fim do ano passado percorreu os 200km que ligam o Santuário de Caravaggio de Canela ao de Farroupilha, ambos no RS com muita determinação e uma mochila que foi cheia e voltou ainda mais repleta, mas neste caso com emoções, alegrias e lindas memórias.


O Caminhos de Caravaggio é relativamente novo e tem se mostrado um excelente destino aos peregrinos que desejam ingressar nesse meio, ou até mesmo para os que já carimbaram seus passaportes em diversos locais do planeta realizando tantas outras rotas.
O texto a seguir é um convite para todas as mulheres que planejam realizar jornadas de aventura no Brasil ou no exterior e que por algum motivo ainda não botaram o pé na estrada.

Abaixo o relato da Claudia que concluiu este lindo desafio junto de sua amiga Cristiane.


“Peregrinar era um desejo antigo, daqueles que de tempos em tempos visita nossos pensamentos e mantem viva aquela vontade que não sabemos explicar bem ao certo quando e porque surgiu. Quando ouvimos falar em peregrinação, imediatamente lembramos do Caminho de Santiago de Compostela, que fica na Espanha, um caminho secular carregado de história, religiosidade, misticismo e lendas. E comigo não foi diferente, sempre nutri essa vontade de percorrer o Caminho de Santiago, como se não houvesse outros caminhos. Mas, em 2019, quando fiquei sabendo de um novo caminho que havia sido lançado na serra gaúcha, o Caminhos de Caravaggio, senti que havia encontrado o caminho que me faria peregrina.
Com a pandemia, o primeiro semestre de 2020 foi desafiador e a necessidade de adaptação a uma nova rotina, de cuidados e isolamento, me fez mergulhar em mim mesma. Foram muitos questionamentos e dúvidas, mas dentre eles tive uma certeza...2020 não iria passar em branco, minha primeira peregrinação sairia do papel! Decisão tomada, ideia compartilhada com a amiga Cristiane e estava formada a dupla de futuras peregrinas.
O Caminhos de Caravaggio é uma rota de peregrinação que possui 200km e liga os Santuários de Nossa Senhora de Caravaggio de Canela ao de Farroupilha, sendo que a peregrinação pode ser iniciada em qualquer uma das duas cidades, pois o caminho está devidamente sinalizado em ambos os sentidos. Nós fizemos o sentido tradicional do caminho, Canela-Farroupilha, que é todo sinalizado com setas amarelas. Já no sentido contrário, Farroupilha-Canela, o caminho está sinalizado com setas azuis.
O Guia Oficial do Peregrino possui todas as informações importantes a respeito do Caminhos de Caravaggio, como mapas, as distâncias de cada trecho, os desníveis de subidas e descidas e as opções de hospedagem e alimentação. Com base nesse guia elaboramos o nosso roteiro e realizamos o caminho de forma independente, ou seja, sem o auxílio de um guia ou agência. Dessa forma, todo o planejamento logístico, de equipamentos, físico e mental dependeu exclusivamente do nosso empenho e dedicação. Desde o momento em que definimos a data, tivemos pouco menos de dois meses para organizarmos tudo e nos prepararmos para colocar o plano em prática.
Iniciamos nossa jornada no dia 28/11/20, saindo do Parque do Saiqui em Canela com destino a Farroupilha. O Caminho está dividido em 10 trechos, que percorrem cinco cidades: Canela, Gramado, Caxias do Sul, Nova Petrópolis e Farroupilha. Mas, cabe ao peregrino realizá-lo em quanto tempo for mais conveniente para si, nós juntamos os trechos 1 e 2 e realizamos toda a caminhada em nove dias. Foram dias muitos intensos, de aprendizados e autoconhecimento, sem dúvida uma jornada transformadora.
O que eu vivenciei de mais valioso em todo o tempo que estive caminhando, foi a generosidade das pessoas que cruzaram o nosso caminho e a forma como acolhem o outro de forma espontânea e gratuita. Essa experiência realmente foi transformadora, ter sido recebida de forma tão especial na casa de pessoas que eu não conhecia foi muito marcante. Cada um do seu jeito, dentro das suas possibilidades, oferecendo o que tinham de melhor!


As opções de hospedagem ao longo do caminho estão preparadas para receber os peregrinos, mas é indicado que se realize as reservas com antecedência, pois alguns locais possuem capacidade reduzida. Foi o que fizemos, reservamos todas as hospedagens onde faríamos os pernoites e tivemos a oportunidade de ficar em casas de família, pousadas, em um seminário, em um colégio, em um hotel e em uma vinícola. O caminho é rico em experiências dos mais diversos tipos!
E não há como não falar do caminho em si e das muitas estradas percorridas, sendo a maior parte delas no interior dos municípios, mas com alguns trechos em estradas e rodovias asfaltadas. Se a distância a ser percorrida diariamente já exige certo preparo físico, some a isso o desafiador sobe e desce dos morros, que por vezes parece interminável. Para mim, o primeiro dia foi, sem dúvida, o de maior dificuldade física, pela grande distância percorrida, foram 36km, pela adaptação ao peso da mochila e pelo longo trecho de subida nos quilômetros finais, cheguei muito cansada na pousada. Os remédios utilizados nesse dia: alongamento, um bom banho, janta com massa caseira e uma excelente noite de sono. No dia seguinte estava revigorada para seguir no caminho.
Todos os trechos são muito bonitos, cada um com suas particularidades. Além das paisagens exuberantes, ainda cruzamos pontes, passamos por diversas igrejinhas, vimos muitas araucárias e, felizmente, fomos no início do período de floração das hortênsias, um espetáculo a parte. Todos os dias nossas paradas para os lanches eram nesses locais estratégicos, sentávamos embaixo de uma árvore, a beira de um açude ou de um rio, em um gramado ou em um muro, o caminho sempre nos reservava um lugar especial para fazermos nossas refeições. Tiramos o máximo de proveito de tudo o que o caminho nos oferecia e é incrível como ele disponibiliza o que é necessário para cada momento.
Chegamos ao Santuário de Caravaggio em Farroupilha no dia 06/12/2020 e ter realizado esse caminho com a companhia da Cris foi muito especial, tivemos momentos de muita conversa e outros de introspecção, compartilhamos momentos de alegria e tristeza, rimos e também choramos. Porque assim é o caminho, cheio de surpresas, repleto de emoções e a cada passo dado uma nova oportunidade de nos conhecermos melhor e de nos desenvolvermos como seres humanos.
Sou muito grata pela oportunidade de ter percorrido o Caminhos de Caravaggio e ter tido essa experiência maravilhosa de peregrinação aqui no Brasil, pertinho de casa.

Claudia Estefania Krummenauer

A Gaudério Adventure fica na rota dos Caminhos de Caravaggio logo no início para quem faz o sentido Canela - Farroupilha e além de fornecer um dos carimbos, também tem as credenciais/passaportes para distribuição.Nossa loja possui um checklist completo com todos os equipamentos que tu irás precisar, especificamente para este trajeto.
Se tu és de outro estado e está com dificuldades em despachar bagagem ou encontrar seus equipamentos para essa trip, nos chame no WhatsApp que ficaremos muito felizes em te atender.
Gaudério Adventure
(54) 99924 2043
(54) 99981 4842
murilo@gauderioadventure.com.br

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?