Dicas

Jaqueta Quebra Vento, Corta Vento ou Impermeável?

Jaqueta Quebra Vento, Corta Vento ou Impermeável?

Com a popularização deste termo, entenda a diferença entre um e outro e as principais características que cada um deve ter.



Entre quebrar ou cortar, tanto faz… o que importa aqui é fazer com que o vento passe por ti, sem encostar nas camadas térmicas inferiores ou até mesmo na tua pele. No fim a diferença entre corta vento e quebra vento é só nominal mesmo. Trabalho com este tipo de produto aqui na Gaudério Adventure desde quando abri a loja em 2004 e lá já chamávamos corta vento. Com o passar dos tempos a nomenclatura mudou como se fosse uma brincadeira de telefone sem fio, mas na raiz, é tudo igual. Estas jaquetas costumam ser extremamente leves e compactas. Trabalhamos com modelos como a Montrail da Columbia que pesa menos de 100 gramas e quando guardada fica igual ou menor que o tamanho de uma maçã.

A jaqueta impermeável como o próprio nome já diz, não permitem que a água permeie sua membrana molhando as camadas internas ou o corpo. Já comentei em artigos anteriores deste blog, que o importante além desta proteção é que estas peças sejam transpiráveis, para que o seu corpo não molhe e resfrie com o seu próprio suor. Estes modelos são muito leves e compactos, mas posso dizer que eles tem pelo menos o dobro do peso e volume de uma que é apenas corta vento. O material resinado, a membrana com mais fios e também as fitas que selam as costuras tornam o produto um pouco mais espaçoso e carregado. Marcas próprias para aventura possuem modelos mais sutis, porém muito valentes como a jaqueta Venture da The North Face.

Mas Murilo, uma jaqueta corta vento é impermeável?
- Não!
E uma impermeável é corta vento?
- Sim!

A trama do tecido do material que é corta vento, deve ser em geral, bem unida para que os próprios fios barrem o vento, enquanto a trama do tecido impermeável, além de ser unida, também recebe algum tipo de resina ou outro tratamento patenteado por suas criadoras, a fim de fazer com que a peça não encharque com a água ou umidade que está em contato.

Já presenciei inúmeras vezes aqui na loja um teste rápido, porém falho, de saber se o material é corta vento. Alguns clientes pegam o material e colam suas bocas no tecido e assopram para ver se o ar transpassa o tecido. Isso não quer dizer nada… uma lona preta ou sacola plástica fariam a mesma barreira, porém, com certeza, não deixariam este material respirar.

Acredito que pela fissura de bater meta no fim do mês, muitos vendedores inexperientes passaram a atribuir qualidades inexistentes aos seus produtos. Tenha sempre em mente que corta vento é só para vento… e impermeável, por sua vez, já serve para as duas situações.

Indo um pouco mais longe, vou tratar aqui sobre as jaquetas de gomo, tanto as de preenchimento sintético quanto as com pluma de ganso. É corriqueiro receber aqui na loja alguns clientes dizendo: comprei uma dessas mas passou água, me decepcionei com a marca e o produto.

Jaquetas de gomo são feitas para frio intenso. Criadas fora do Brasil, pensadas em montanhismo de altitude e estações de ski, estas peças são confeccionadas para enfrentar vento e neve. A micra (unidade de medida) de um floco de neve é extremamente diferente da micra da água e por mais que o tecido seja resistente à chuva, imagine só, quantos milhões de furinhos de costuras leva cada linha de gomo da sua jaqueta. Sendo assim, uma exposição longa num clima chuvoso, vai fazer sim com que a sua jaqueta de gomo fique completamente encharcada.

Resumo da ópera… Se tu fores ciclista ou maratonista, devido ao grau de performance exigido no seu esporte, sugiro fortemente ter uma jaqueta corta vento para os dias frios e outra impermeável para os dias com nevoeiro ou chuva. Aos caminhantes, acampantes e inclusive trabalhadores do dia a dia se quiserem investir numa peça só, optem pela jaqueta impermeável que além de barrar o vento e a chuva, vão ajudar a manter o calor do corpo gerado por sua movimentação e mantido pelas camadas de roupas intermediárias.


Se tiveres dúvidas mais pontuais, por favor, entre em contato conosco através do WhatsApp (54) 99924-2043 ou e-mail murilo@gauderioadventure.com.br
Murilo Basei
Escritor do livro Manual do Aventureiro
Proprietário da loja Gaudério Adventure
Instrutor da Acampamento Base – Cursos e Expedições

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?