Dicas

Como Transportar Água na Aventura

Como Transportar Água na Aventura

No verão as temperaturas vão subindo e, portanto a necessidade de hidratação mais contínua, também. Neste artigo entenda mais sobre as possibilidades de transporte de água.


A indicação de quantidade de água para um adulto é de em média de 2,5 litros por dia. Considere que em geral as garrafas de água possuem 600 mililitros. Como fazer para reabastecer durante uma longa jornada outdoor?

Nos cursos de expedição e trekking que leciono pela Gaudério Adventure a orientação é que cada participante porte consigo duas garradas d’água de 01 litro cada. Como eu gosto muito de tomar água gelada e também chimarrão, eu sempre carrego comigo as garrafas térmicas indestrutíveis da Urbnsol. Essa indicação serve para caminhadas de 01 ou 30 dias, sem problemas, pois se pode captar água durante o percurso para reabastecer. Muitos questionam o motivo de portar duas de um litro e não somente uma garrafa de dois litros. Aqui a questão é pura logística! Em geral, pelo menos até onde eu conheça, os tratamento de água para deixa-las potável são para 01 litro e demoram em média 20 minutos para agirem. Sendo assim enquanto tu purificas uma das tuas garrafas, tu podes ir bebendo da outra que já foi tratada anteriormente.

O aconselhado é beber de pouco em pouco o tempo todo e não um montão de uma só vez. O corpo consegue aproveitar para a hidratação em média 200ml a cada meia hora. O excesso disso vai ajudar a limpar o sistema e etc., porém não vai te dar uma hidratação preventiva.

Para a área de acampamento a Sea To Summit veio com uma novidade pro Brasil que são os Watercell (célula de água) que são reservatórios de água que permitem carregar e armazenar água. Eles têm tamanhos diferentes que vão de 04 até 20 litros, ou seja, tu podes estar acampado longe do rio e caminhar até lá somente uma vez e ter água para a pernoite incluindo hidratação, cozinha e limpeza.

Nas nossas expedições, sejam elas de bike, trekking ou caiaque, o sistema de portagem de água é composto pelo Watercell e mais as garrafas individuais de 01 litro. Antigamente conseguíamos esses reservatórios grandes (costumávamos usar os Dromedários da marca MSR) somente importando de outros países. Agora a Sea To Summit veio com mais esta incrível solução para nós brasileiros.

Encerrando esse tópico, não deixe de ter sempre consigo alguns comprimidos de Clor-in que são as pastilhas de cloro para a purificação de água. Elas não desalinizam ou tiram o gosto e nem alteram a cor, porém matam quase 100% das bactérias te deixando mais tranquilo com água de fontes duvidosas.


Links:

Sea to Summit

Watercell

Purificador de água - Clorin

Hidratação na Gaudério Adventure


Entre em contato conosco através doWhatsApp (54) 9981 4842 ou e-mail murilo@gauderioadventure.com.br e tire suas dúvidas.
Murilo Basei
Escritor do livro“Manual do Aventureiro”
Proprietário da loja Gaudério Adventure
Instrutor da Acampamento Base – Cursos e Expedições

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?